Psicologia Clínica

A vida leva-nos a enfrentar diversas situações que ultrapassam as nossas capacidades de resposta provocando-nos mal-estar, desconforto psicológico, problemas fisiológicos, físicos, dificuldades nos relacionamentos pessoais e profissionais, estados emocionais alterados, ansiedade, depressão, entre inúmeros sintomas. Nesse contexto a Psicologia Clínica tem como objetivo a avaliação, o diagnóstico, a ajuda e tratamento do sofrimento psíquico.

Em que situações se aplica:

Ansiedade, medos excessivos, comportamentos obsessivos;
Estados melancólicos e depressivos;
Problemas de relacionamento interpessoal;
Situações de luto, trauma ou choque;

Coaching Pessoal

Coaching é um processo individual que orienta o cliente para a concretização de objetivos pessoais ou profissionais, traduzindo sonhos e ideais (por vezes pouco concretos) em metas objetivas que permitem maior foco e trabalho operacional. É um processo de transformação e mudança, de reflexão centrada, que conduz a mais opções e mais liberdade de escolha pela via do conhecimento. Quanto mais nos conhecemos mais poder temos sobre a nossa vida, e maior é a consciência e responsabilização pelas nossas ações.

Em que situações se aplica:

Estados relacionais indesejados (profissionais, amorosos ou familiares)
Gestão de conflitos (equipas, famílias, grupos)
Desenvolvimento ou mudança profissional
Melhoria de desempenho em determinadas áreas de vida
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

Coaching Parental

O coaching parental é a adaptação das técnicas e ferramentas do coaching à gestão da relação entre pais e filhos, de modo a proporcionar mais equilíbrio relacional, diminuir conflitos e oferecer a possibilidade de um ambiente parental estável. O coaching parental implica uma reflexão e autoconhecimento emocional, a aprendizagem de formas de comunicação positiva, capacidade de imposição de limites sem culpa e a motivação de comportamentos positivos.

Em que situações se aplica:

Estado relacional indesejado entre pais e filhos
Gestão de conflitos entre pais e filhos
Reforço da comunicação no contexto familiar
Apoio no desenvolvimento psicopedagógico da criança
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal