PARA ALUNOS, PAIS E PROFESSORES
Um programa integrado para mentes plenas e corações serenos.

Programa de Promoção de Competências de Atenção Plena, Relaxamento e Meditação, Autoconsciência Corporal e Emocional, Regulação Emocional e Autoestima em Crianças e Adultos Educadores.

O Programa Plena(M)ente visa melhorar a vivência escolar, trabalhando com alunos, pais e professores. Uma oferta modular, adaptável aos objetivos específicos, às possibilidades e à dimensão de cada instituição. O Projeto Plena(M)ente foi concebido por módulos independentes e complementares atuando junto das crianças e jovens, mas também pais e professores, com o objetivo alargado de torna-los indivíduos felizes e saudáveis, criativos, com vontade de aprender e de explorar o mundo que os rodeia, regressando ao básico, à capacidade de se autorregularem emocionalmente, relaxarem e focarem à atenção quando há necessidade de o fazer e ao gosto por aprender coisas novas.

A organização por módulos permite as atividades às especificidades e necessidades de cada instituição.
Consoante o número de módulos a implementar e os alunos abrangidos, a proposta de valor é adaptada a cada realidade.

MÓDULO A – MEDITAÇÃO, RELAXAMENTO E ATENÇÃO PLENA
A meditação, técnicas de relaxamento e atenção plena, tanto podem ser utilizadas em crianças e jovens como em adultos e os seus benefícios estão comprovados cientificamente, de entre os benefícios podemos salientar: maior clareza mental, níveis mais altos de concentração e atenção, melhor desempenho escolar, no caso de estudantes, maior capacidade de gestão das frustrações, melhoria nas habilidades relacionadas com as relações e interações sociais, uma maior consciência de si próprio, maior respeito e aceitação das diferenças no outro, mais criatividade, entre outros.
APLICAÇÃO
Alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos e Secundário
Sessões de 15/20 minutos | Realizado na Sala de aula
1 ou 2 x por semana

MÓDULO B – PROMOÇÃO DA AUTOESTIMA, DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, PREVENÇÃO DE SITUAÇÕES DE BULLYING
Propomos trabalhar estes dois pilares fundamentais na construção da personalidade das crianças e jovens, é ajudá-los a tornarem-se mais felizes, comunicativos e seguros, criativos, empáticos, autónomos, capazes de criar relações positivas, serem capazes de dizer “não” quando algo ou alguém não lhes faz bem.
APLICAÇÃO
Alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos e Secundário
Sessões de 45/60 minutos
Realizado em espaço da escola, integrado nos horários disponíveis como atividade / disciplina completar e/ou facultativa
1 x por semana / 2 x por mês

MÓDULO C – WORKSHOP DE FERRAMENTAS DE COACHING PARA PAIS
Com este módulo pretende-se trabalhar, desenvolver e promover práticas parentais positivas e facilitadoras da aprendizagem e bem-estar da criança. Consciencializar para a importância dos pais na construção da autoestima da criança e trabalhar com eles a importância da expressão dos sentimentos nas relações humanas e a importância da família no desenvolvimento emocional da criança.
APLICAÇÃO
Sessões de 180 minutos
Realizadas em horário pós-laboral em espaço disponibilizado pela escola
Limitado a 20 participantes mediante inscrição prévia
Bimestral ou Trimestral

MÓDULO D – COACHING E PRÁTICAS DE REDUÇÃO DE STRESS PARA PROFESSORES E EDUCADORES
Com este módulo pretendemos partilhar alguns conhecimentos ao nível das etapas de desenvolvimento psicoafectivo das crianças e jovens, noções de neuropsicologia, ferramentas de coaching e comunicação positiva e não-violenta, de modo a que professores e outros educadores presentes nas escolas adquiram estratégias pessoais, emocionais e educativas que lhes permitam reduzir o stress na sala de aula, implicando-se de um modo mais eficaz na construção de uma dinâmica de convivência positiva, desenvolvendo competências que lhes permitam enfrentar de modo construtivo os seus problemas e conflitos quotidianos.
APLICAÇÃO
Sessões de 180 minutos
Realizadas em horário pós-laboral em espaço disponibilizado pela escola
Bimestral ou Trimestral

Para saber como o programa se pode implementar na sua escola ou instituição e obter uma proposta adaptada fale connosco pelo formacao@maestra.pt