A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Certificação Gestão das Emoções para Cuidadores – Lisboa

12 Outubro @ 9:30 - 18:00

Gratuito
Certificação

EDIÇÃO LISBOA (CALENDARIZAÇÃO 1 FIM DE SEMANA POR MÊS)

Este Programa de Gestão das Emoções para Cuidadores, foi especialmente desenvolvido para ir ao encontro das necessidades particulares de enfermeiros e terapeutas, auxiliares de geriatria, auxiliares de ação direta, ajudantes familiares e outros cuidadores formais e informais, integrados ou não em serviços de apoio domiciliário, lares, cuidados continuados, centros de dia, entre outros. O Programa reúne uma série de conhecimentos teóricos e práticos, numa Certificação cuja perspetiva é holística, integrando e relacionando abordagens e áreas distintas do conhecimento.

Esta Certificação pretende apoiar profissionais que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar com adultos dependentes, ou até mesmo, cuidadores informais que lidem diariamente com a realidade de ter ao seu cuidado alguém dependente, na promoção de comportamentos mais saudáveis, atuando ao nível preventivo, na alteração de atitudes e comportamentos, promovendo um estado geral de maior equilíbrio e bem-estar também a quem cuida.

Para quem faz sentido esta Certificação?
Este é um curso de média duração que pretende ser abrangente e dinâmico, com recurso a metodologias práticas e vivenciais, e destina-se essencialmente a quem tem interesse e/ou experiência em prestação de cuidados, seja como profissional ou na sua vida particular, de modo a que possa também, paralelamente à obtenção de mais conhecimentos, encontrar ou reencontrar maior equilíbrio na sua vida pessoal.

Há muito que a nossa sociedade tem vindo a sofrer várias mudanças que afetam inevitavelmente as estruturas e dinâmicas familiares e sociais, com um número cada vez maior de idosos integrados em unidades de cuidados especializados e afastados das famílias de origem, ou outros que se mantêm em suas casas ao cuidado de familiares e outros profissionais. A esta situação acresce ainda a cada vez maior longevidade das pessoas, mas também um aumento de doenças degenerativas e demências que, por sua vez, concorrem para um grande desgaste físico e psicológico de quem cuida.

A sobrecarga psicológica, física e emocional desta(s) tarefa(s) tão nobre e de louvar, pode ter um preço demasiado alto e que se manifesta em stress ou ansiedade, desmotivação, frustração, cansaço extremo e, em muitos casos, não saber expressar ou gerir as nossas emoções, impede a autorregulação necessária a cada indivíduo, para o seu equilíbrio pessoal e bem-estar. Esta Certificação foi essencialmente pensada e desenhada para quem cuida, pois esses também precisam de cuidados e de saber cuidar de si, pois só cuidando de quem cuida, conseguimos assegurar a continuidade nos cuidados à pessoa dependente.

Uma perspetiva alargada sobre a importância do desenvolvimento da Inteligência Emocional no desempenho diário de quem cuida. Independentemente da evolução do contexto cultural e social, em muitas famílias continua-se a agir e a reproduzir os padrões de convivência e de interação das suas famílias de origem, aprendidos através de observação e imitação de comportamentos durante gerações, originando, em alguns casos, fortes desencontros entre pais e mães e filhos, numa primeira fase quando os últimos são pequenos, reativando-se padrões quando, mais tarde, os papéis de invertem e filhos têm de cuidar de pais, por exemplo.

PROGRAMA

  • APROFUNDANDO O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
  • O CÉREBRO E A NEUROQUÍMICA DAS EMOÇÕES
  • O CUIDADOR E O MEIO EM SEU REDOR
  • APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE ENVELHECIMENTO E OUTRAS SITUAÇÕES DE DEPENDÊNCIA
  • PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS, COGNITIVAS, DE ANSIEDADE E OUTRAS NA 3ª IDADE
  • A FAMÍLIA NUMA PERSPETIVA SISTÉMICA
  • O PAPEL DOS “MAIORES” NO SISTEMA FAMILIAR E RELAÇÃO ENTRE ELEMENTOS DA FAMÍLIA
  • HIERARQUIAS E PRECEDÊNCIAS NO SISTEMA FAMILIAR
  • VÍNCULOS E LEALDADES INCONSCIENTES
  • A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APLICADA AO CONTEXTO DO CUIDADO DE PESSOAS DEPENDENTES
  • INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA NA RELAÇÃO CUIDADOR–DEPENDENTE
  • CONCEITOS BÁSICOS DE REFLEXOLOGIA E POTENCIAL DE APLICAÇÃO NO QUOTIDIANO DE QUEM CUIDA
  • PROMOÇÃO DE UM MAIOR EQUILÍBRIO PESSOAL DO CUIDADOR
  • SAÚDE E BEM-ESTAR PELA ABORDAGEM NATURAL, CUIDADOS DE CORPO
  • MASSAGEM NA PRÁTICA PESSOAL E NO QUOTIDIANO DOS CUIDADORES
  • PRÁTICAS DE RELAXAMENTO E ATENÇÃO PLENA

CERTIFICAÇÃO
Esta ação é certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), a entidade governamental que garante a qualidade do Sistema Nacional de Qualificação em Portugal. Tem a garantia de uma formação cujos procedimentos e práticas são reconhecidos pelos parâmetros de qualidade e exigências do sistema de Certificação das Entidades Formadoras em Portugal e pode deduzir o investimento na formação no seu IRS (apenas os cursos realizados numa entidade com a Certificação DGERT têm o benefício fiscal de dedução de despesas no IRS com formação profissional). A Certificação é emitida com a presença em 80% das horas letivas, e a entrega do trabalho final.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Carga Horária Total: 70 horas
1 Encontro Mensal (fim de semana): Sábado 9h30/18h00 – Domingo 9h30/13h00
A decorrer entre outubro 2019 e abril 2020 (datas previstas: 12/13 out; 9/10 nov; 21/22 dez; 11/12 jan; 8/9 fev; 21/22 mar; 11/12 abril)
Local: Av. da República nº 97, r/c | 1050-190 Lisboa

*as datas aqui apresentadas podem sofrer alterações por questões de calendarização de turmas, formadores e salas.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Organizador

Regina Ponces

Local

Lisboa