“Quando eu e a minha mulher discutimos, ela tem sempre de ter razão, então prefiro virar as costas e evitar a discussão!”

O que tem a Inteligência Emocional a ver com isso?

Este tipo de situações entre casais (e não só) tem tudo a ver com inteligência emocional e com a nossa capacidade de desenvolvermos as nossas habilidades de relacionamento intrapessoal e interpessoal.

Evitar um conflito ou uma discussão não resolve o problema, apenas adiciona uma camada adicional de sentimentos mal resolvidos. Além das emoções que estão presentes na situação de conflito, o evitamento adiciona frustração, tristeza ou desapontamento, tornando o problema original mais complexo.

Numa história não há só uma perspetiva, há imensas, dependendo de onde está o observador. Nós não nos limitamos a analisar cada situação, “percepcionamos” a coisa e isso significa que a vemos com a nossa história, com o que sentimos, com as nossas memórias, com a “nossa bagagem”, logo não é responsabilidade do outro a forma como eu percepciono algo e isto não ajuda nas discussões entre casais.

É importante explicar o que se sente, qual a necessidade que se sente e como gostaria que a situação fosse ultrapassada. Sem julgamentos e sem certos ou errados.

Conheça todos os detalhes, subscreva o nosso canal no YouTube e acompanhe os episódios do Videocast: “O que tem a Inteligência Emocional a ver com isso?”

Se um dos seus compromissos para este ano for para com o conhecimento, achamos que vai gostar do que preparámos! Veja o nosso Plano de Ações para 2022 e aproveite todas as ofertas em Certificações, Cursos Online e Retiros.