Sessões de Meditação Relaxamento e Atenção Plena para Crianças

As sessões de Meditação, Relaxamento e Atenção Plena para Crianças, foram pensadas para proporcionar às crianças mais ferramentas de autoconhecimento, autorregulação e autocontrolo, fazendo face às situações de stress, ansiedade e desgaste que muitas manifestam desde cedo.

Com esta faixa etária, as sessões de meditação e relaxamento são combinadas com dinâmicas que visam envolver e motivar os pequenos participantes, tornar o processo divertido e interativo, trabalhando, desenvolvendo e promovendo:

  • A capacidade de reconhecer as suas emoções e as dos outros, aprendendo a respeitar o outro e a fazer-se respeitar;
  • A capacidade de se autorregularem física e emocionalmente, reduzindo a impulsividade e aumentando a capacidade de se focarem e concentrarem;
  • A autoestima, valor inestimável e que os ajuda nas suas aquisições escolares e pessoais, reforça a sua capacidade de dizer “não” ao que não os beneficia ou não lhes faz bem.
  • Desenvolvimento da criatividade
  • Promoção de atitudes de gratidão e compaixão

Regularidade:

Sábados, semanal
Grupo I  –   7 aos 10 anos - 10h30
Grupo II – 11 aos 14 anos - 11h30

Sessões de Meditação e Relaxamento e Redução de Stress para Adultos

As sessões de Meditação, Relaxamento e Redução de Stress foram pensadas para todos os que desejam ter algum tempo de pausa na sua semana, para se dedicarem a si, para se tranquilizarem, relaxar, e melhorar de forma geral os seus estados emocionais, ao mesmo tempo que promovem uma atividade que beneficia corpo e mente. As técnicas de meditação e relaxamento não têm de estar necessariamente associadas a filosofias espirituais ou religiosas, embora não possamos negar a importância destas na divulgação destas abordagens no ocidente.

Regularidade:

3ªas feiras, semanal
Grupo I   - 17h30
Grupo II  - 18h30
Grupo III - 19h30

Workshop de Consciência Corporal e Mental

“O que a mente cala, o corpo fala” já é uma frase sobejamente conhecida, associada às manifestações somáticas, uma vez que o corpo não deve significar apenas a “soma” de interações complexas entre corpo, mente e meio ambiente, nem deve ser visto como separado da mente, a “psique”. O corpo é a pessoa inteira.

Cada vez mais as psicoterapias contemporâneas abordam a temática do corpo como o reflexo vivo das vivências subjetivas dos sujeitos, desde o seu início de vida, sejam eles sentimentos, emoções, pensamentos, imagens, ou histórias de problemas pessoais carregados de simbolismo.

Nestes workshops desenvolvemos uma série de exercícios, técnicas de respiração e outras práticas que pretendem trazer à consciência as memórias emocionais gravadas no corpo, e através destas compreender melhor os medos, bloqueios e comportamentos atuais.

Regularidade:

6ªas feiras, quinzenal
Grupo I  - 18h30
Grupo II - 20h30