Persistir, persistir, persistir até conseguir a mudança!

Persistir, persistir, persistir até conseguir a mudança!

Uma das frases que mais aprecio é a de Einstein quando este diz que é insano fazer sempre da mesma maneira e esperar resultados diferentes. Como é que podemos mudar qualquer coisa que seja na nossa vida sem alterar, primeiro a forma de pensar e depois agir em conformidade, persistindo, persistindo, até interiorizarmos essa mesma mudança!

Empreendedorismo e insucesso.

Agora que tanto se fala de empreendedorismo, nenhum empreendedor desiste ao primeiro falhanço se fizermos sempre a mesma coisa e desistirmos perante a primeira contrariedade é deixarmos instalar a desmotivação e o desalento que, por sua vez, conduzem ao desânimo, à desistência e à perda de confiança. Quem busca o sucesso não só não pode ter medo de arriscar como não pode ter medo de falhar. Aliás, “risco” e “falhanço” são dois “amigos” que andam sempre juntos, contudo também é pelas mãos deles que nos chegam os grandes feitos e os grandes sucessos!

persistir até conseguir a mudança

Arriscar e falhar implica planeamento.

Quando falamos que para ter sucesso é preciso não ter medo de arriscar e de falhar, é verdade, mas é preciso termos confiança em nós e nas nossas capacidades, rodearmo-nos de quem nos possa ajudar e ser uma mais-valia na nossa empreitada e planear. Planear, definir objetivos e agir.
Um indivíduo sem visão para a sua vida, sem um plano, é como uma viagem sem rumo, como um barco à deriva. Podem acontecer coisas ao longo da viagem, e vão acontecendo, mas não é o próprio a tomar nas mãos a condução dessa viagem.
Ter sucesso ou procurar o sucesso, atingir objetivos é, antes de mais, ter uma visão e desejar-se muito algo. É este desejo de concretização que vai alimentar e dar energia para a “viagem”. É ele que vai ajudar a levantar sempre que se cair.

Não decidir, é decidir!

Ter sucesso é não ter medo de tomar decisões. Muitos dos fracassos da história estão associados ou a falta de decisões ou a tomada de decisão lentas, portanto, desadequadas. As decisões devem ser rápidas. Os ajustes, esses sim, devem ser lentos, sendo que para isso é fundamental existir objetivos claros e planeamento adequado.

Por isso, sucesso é ação. Já todos ouvimos amigos ou conhecidos dizerem que gostavam disto ou daquilo mas que nada fizeram por isso. “Gostava de mudar de emprego e fazer algo que realmente goste”, é um desejo que muitas vezes ouvimos. Mas poucos são os que o concretizam, ou passam a ação. Por vezes, o desejo não é assim tão forte que motive a mudança. Outras vezes nem se conhece a razão da mudança ou o rumo que queremos seguir… Objetivos claros, mente focada e plano de ações concreto para a mudança, é o que é preciso!

Seja determinado e preciso nos seus planos. Seja autocontrolado e focado, sem medo de assumir responsabilidades. Seja empático. Não receie cooperar com outros, partilhar conhecimento ou dar e receber. Acima de tudo, persista, persista sempre, até conseguir alcançar a mudança que deseja!