Inteligência Emocional na Gestão de Conflitos

Detalhes

Data de início:
03 Abril 2018
Data do fim:
24 Abril 2018
Preço:
209.10
Horário:

3ª feiras das 19h00 às 22h30
4 sessões de 3h30/cada
Total de 14 horas

Cidade:
Coimbra
Local:

Organideia
Avenida da Guarda Inglesa, nº 27
Santa Clara
3040-193 Coimbra

Informações Gerais


Investimento: 170,00€+IVA
A ação inclui material de apoio, manual digital de “Inteligência Emocional na Gestão de Conflitos“ + Oferta de Mochila e Caderno
Formação certificada pela DGERT com emissão de Certificado SIGO.

Desconto de 10{7e96cfdaf3b117379fc76ef18aaca5b4a01b853ad4a8f664d36b584013f49140} em próximos cursos (a realizar no prazo de 6 meses);
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Para obter o código de desconto contacte-nos através do e-mail: formacao@maestra.pt

Objetivos

Os formandos, ao longo desta ação intensiva de 14 horas, deverão aumentar a sua “literacia emocional”, ou seja, a sua capacidade para conhecer, reconhecer e saber lidar melhor com as suas emoções, desenvolver a autorregulação e o controlo das emoções, de modo a que possam facilitar, e não prejudicar, a interação e a performance, assim como reconhecer as “emoções-pirata” e manter o autodomínio nas situações de tensão e de conflito.

Destinatários

Todos os indivíduos com mais de 18 anos de idade e, de preferência, com pelo menos o 9º ano de escolaridade e que, quer na sua vida pessoal ou profissional, necessitem de melhorar as suas competências ao nível da inteligência emocional, como forma de fortalecer o equilíbrio pessoal e a relação com os outros.

Programa

1. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
. Funcionamento da inteligência emocional
. Importância do relacionamento intrapessoal e interpessoal
. Aspetos fisiológicos e neurológicos das emoções. A “química das emoções”

2. A “LITERACIA EMOCIONAL”: identificar e reconhecer as Emoções
. Autodiagnóstico de competências emocionais
. A relação entre o “emocional” e o “racional”: emoções, pensamentos, comportamentos e atitudes
. A tipologia das emoções: emoções primárias e secundárias e emoções positivas e negativas
. Papel e importância das emoções nos processos de “construção mental da realidade”

3. PROMOVER E SUSTENTAR O EQUÍLIBRIO PESSOAL
. Compreender o modo como os sentimentos influenciam os comportamentos e as atitudes
. Fazer uma boa gestão dos sentimentos impulsivos e das emoções deprimentes
. Identificar e controlar os seus “piratas emocionais” (emotional highjacking)
. Cultivar o otimismo e o humor e permanecer positivo perante as adversidades

4. ESTABELECER INTERAÇÕES POSITIVAS E CONSTRUTIVAS COM OS OUTROS
. Promover a capacidade para reconhecer e compreender as emoções dos outros
. Saber lidar com pessoas e contextos diferentes, através do desenvolvimento da empatia
. Aperceber-se das necessidades dos outros através de uma correta leitura das suas pistas emocionais
. Assumir-se como exemplo da mudança que gostaria de ver nos outros

5. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA GESTÃO DE CONFLITOS
. A importância de estabelecer rapport e de utilizar a escuta ativa num processo de gestão de conflitos
. Requisitos indispensáveis à comunicação eficaz na gestão de conflitos
. A utilização de perguntas eficazes
. O que evitar e o que privilegiar em situações de conflito
. Estratégias de resolução de conflitos
. Criação de uma atmosfera de confiança e de orientação para a resolução de problemas

Mínimo 6 pessoas / Máximo 8 pessoas

Formadores