4 Fatores para um posicionamento competitivo

4 Fatores para um posicionamento competitivo

O posicionamento de uma marca pode ser definido como a união entre a sua identidade e a sua diferenciação, ou o que é que a marca representa e de que forma se distingue da concorrência – pela qualidade, pelo preço, pela marca ou outros. O posicionamento tem de ser transversal a toda a atitude da empresa, já que representa a imagem que a empresa deseja que o consumidor tenha da sua marca. E marcas bem posicionadas são aquelas que ocupam um lugar definido na mente do cliente.

Conheça os 4 aspetos fundamentais para definir o seu posicionamento
Após definida a forma como a empresa se pretende posicionar deverá comunicá-lo em todas as oportunidades. A definição deve ser traduzida numa frase clara, simples e concisa e assumida em qualquer interação com o público-alvo.

. Identificar a categoria do produto/serviço;
Uma das vertentes na definição do posicionamento consiste na associação de uma marca a uma determinada categoria que se insere num universo de referência. Por exemplo, uma marca de automóveis ao lançar um determinado modelo fá-lo com o objetivo de o posicionar numa categoria específica. Desta forma a empresa está a classificar na mente do consumidor onde pretende que este identifique o seu produto.

. Identificar as características que distinguem o produto de outros análogos;
Mas para que um produto assuma uma posição firme no mercado terá de ser facilmente diferenciado dos seus concorrentes, sendo necessário identificar as características distintivas que a empresa deseja que o público lhe atribua.

. Identificar o posicionamento da concorrência;
Compreender claramente o posicionamento da concorrência é fundamental para encontrarmos o eixo diferenciador onde nos queremos posicionar. O cliente, ao escolher um produto em detrimento de outro faz uma comparação com a oferta da concorrência. Daí que seja importante a empresa definir a que nível o pretende posicionar relativamente aos seus concorrentes, podendo optar por concorrer pelo preço ou pela valorização da marca. Por vezes é necessário identificar formas originais de se diferenciar dos concorrentes.

. Identificar as expectativas do público-alvo.
Quando um cliente adquire um produto fá-lo porque tem uma necessidade e uma expectativa perante esse mesmo produto. Assim a empresa deve definir que necessidades pretende colmatar e as expectativas que quer cumprir para que o seu produto seja valorizado. Para que este eixo de diferenciação se torne eficaz, as expectativas têm de ser coincidentes com os atributos físicos e simbólicos desse produto.
Existem assim, inúmeros eixos possíveis de diferenciação que mostram as vantagens competitivas de uma oferta, podendo ser baseado nos atributos e nas performances do produto, no seu imaginário. Tudo isto pode ser feito de uma forma explícita e visível através da performance do produto, ou implícita através da associação a um determinado universo normalmente relacionado a um estilo de vida e muitas vezes intimamente relacionado com a marca.